quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

VENTANIA


VENTANIA

A invernosa ventania bate, com fúria
No toldo do café e verga os corpos
No passeio pescando abrigo
Ao som das velas enfunadas
Pela raivosa natureza que tolhe as carnes frias.
Avança o tempo, tempo da madrugada...
Mas só fica a melancolia da rajada
Que nos leva sem vida para a cova fria.
Que me trás o vento no toldo da esplanada
Se curioso fico quando se esvazia?...
O tlim, tlim dos cabos nos brandais,
Som húmido que acompanha as velas e os estais
Que levam "navegautas" a portos derradeiros
Para escapar à invernosa ventania.
Agora ia não contemplo as profecias,
Vivi este presente num passado já distante
Em águas azuis, douradas ao poente sol e
Nos vermelhos para lá do horizonte.
Assim encanta-me o viver neste monte de idade,
Esquecendo a fúria do vendaval.
Ao procurar no leme a roda da alegria,
Por não ser já participante em causas nobres,
Ao som das vagas no costado, as velas
Levaram-me já para abrigo sem destino
Onde procuro ser menino...
Tu, irmão, faz uso da fúria e da ventania
Porque na melancólica rajada terás o fim daqueles
Que te querem pequenino...
O toldo da esplanada amainou.
Não sinto o som, não oiço nada da invernosa ventania.
Por ser verdade que há outros mares planetários.
Outras vidas, outros ais, releva-me o direito
De tudo não ter feito...
Será que me aceitais?

Luís Pedro Viana
19 Janeiro de 2013

lido por Lourdes Alegria

Sem comentários:

Enviar um comentário